O diário do julgamento de Bolsonaro: parte 1 - O Assunto #1547
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Às 9h11 do dia 2 de setembro, a 1ª Turma do STF abriu a sessão para julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 7 réus por golpe de Estado. Ao ler seu relatório neste primeiro dia de julgamento, o ministro Alexandre de Moraes deu recados sobre seu voto. O procurador-geral, Paulo Gonet, mostrou as provas da acusação e falou que não é preciso “ordem assinada” para que haja tentativa de golpe. E os advogados de 4 réus apresentaram suas estratégias de defesa.
Quem relata como foi o primeiro dia de julgamento é Reynaldo Turollo Jr, repórter do g1 em Brasília. Em conversa com Natuza Nery, Turollo faz um diário do julgamento histórico. Ele destaca os principais pontos das falas de Moares, Gonet e das defesas. Turollo conta como foi o clima no Supremo, e responde o que esperar desta quarta-feira, dia 2 do julgamento, quando será a vez da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro defendê-lo.
Depois, Natuza conversa com Pierpaolo Bottini, advogado e professor de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP. Bottini analisa os recados políticos de Alexandre de Moraes ao ler seu relatório, os argumentos usados na acusação da PGR e as estratégias das defesas de Mauro Cid, Alexandre Ramagem, almirante Almir Garnier e de Anderson Torres.
Convidados:
Reynaldo Turollo Jr., repórter do g1, em Brasília
Pierpaolo Bottini, advogado e professor de direito penal da Faculdade de Direito da USP
O que você precisa saber:
PONTO A PONTO: Os recados de Moraes, as provas da acusação e a estratégia das defesas
ACUSAÇÃO: Procurador diz que crime de golpe não exige assinatura do presidente
BLOG DO CAMAROTTI: Moraes abre julgamento com defesa do STF contra ataques dos EUA
O ASSUNTO #1546: O início do julgamento e a cronologia da trama golpista
CRONOLOGIA: Julgamento é inédito no Brasil
O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Sarah Resende, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Carlos Catelan. Apresentação: Natuza Nery.
O Assunto é o podcast diário produzido pelo g1, disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube. Desde a estreia, em agosto de 2019, o podcast O Assunto soma mais de 168 milhões de downloads em todas as plataformas de áudio. No YouTube, o podcast diário do g1 soma mais de 14,2 milhões de visualizações.
O advogado Demóstenes Torres e o ministro Alexandre de Moraes
Victor Piemonte/STF