Luta de garoto de quatro anos contra a leucemia em Jundiaí mobiliza amigos em jogo solidário
13/12/2024
Ação objetiva arrecadar recursos para complementar tratamento de Anthony. Vídeo em que pai e filho rasparam o cabelo simboliza batalha do pequeno pela vida Pai de criança com leucemia promove jogo beneficente para ajudar no tratamento
O tratamento contra a leucemia de Anthony, de 4 anos, tem mobilizado a família e os amigos do autônomo Thiago Araújo, morador de Jundiaí (SP). O combate à doença é feito na rede particular de saúde, em hospital na zona leste de São Paulo, o que deixa muitos custos descobertos.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Para somar esforços, o ex-goleiro Thiaguinho - como o pai do garoto é conhecido no futebol amador local - conta com a solidariedade em um jogo amistoso marcado para sábado (14), às 17h, em Várzea Paulista (SP).
Um vídeo em que pai e filho rasparam o cabelo se tornou simbólico na luta do pequeno contra a doença, iniciada há cinco meses. A queda dos fios é resultado da quimioterapia, um dos tratamentos aos quais o garoto é submetido.
"Eu tentei ser forte, e fui forte, mas dei uma 'choradinha' e ele perguntava o motivo. Eu respondi que era porque eu estava feliz e que iríamos ser os carecas mais lindos do mundo. Como o cabelo dele não pode crescer por causa do tratamento, eu continuo raspando a cabeça sempre, e dizendo a ele que o cabelo dele vai crescer muito mais forte e bonito que o do pai, que já está ficando velho. Tentamos levar esse assunto na maior leveza do mundo, mas depois da gravação eu fui ao banheiro e desabei a chorar igual uma criança", relembra o autônomo.
Thiaguinho e o filho Anthony, que faz tratamento contra a leucemia
Arquivo pessoal
O diagnóstico de Anthony pegou a todos de surpresa. Juntamente da esposa, Andressa, e das filhas, Mel, de 12 anos, e Maria Eduarda, de seis, o autônomo dedica todos os esforços à cura do garoto. Aos poucos, o medo e a insegurança vão dando lugar à certeza de que a batalha será vencida.
"A doença foi a pior notícia do mundo nos primeiros meses, mas agora estamos entendendo tudo, deixando de reclamar e tendo a maior fé possível para ter a vitória. Algum propósito, algum ensinamento, isso vai deixar na vida da gente", conta.
Os irmãos Mel, Maria Eduarda e Anthony
Arquivo pessoal
A rotina do tratamento não tem sido fácil, com muitas idas e vindas entre Jundiaí e São Paulo. A mãe tem se desdobrado para acompanhar o filho praticamente 24 horas por dia. Thiaguinho, que tem 37 anos, já havia encerrado a carreira nos gramados e trabalhava com compra e venda de veículos, também precisou pausar a vida profissional para se dedicar ao garoto.
"Meu filho está sendo forte todos os dias, e não é fácil, é um sofrimento que a gente, adulto, não aguenta. Ele tenta levar com a maior leveza, dá risada, brinca. É tudo por ele. Vamos passar por isso logo", confia o ex-goleiro, que começou no futsal e passou pelos times profissionais de Palmeiras e São Caetano antes de migrar para o campo.
Anthony faz tratamento em São Paulo e a família vive em Jundiaí
Arquivo pessoal
Corrente solidária
O jogo amistoso que será realizado em uma quadra de Várzea Paulista (av. Marginal do Rio Jundiaí, nº 421 - Jardim Paulista) objetiva o recebimento de doações para custear, principalmente, as despesas de transporte, alimentação e remédios que precisam ser aplicados em casa. A cobertura do tratamento pelo convênio médico, segundo Thiaguinho, não é total.
Nomes como Branquinho, Carlão, Adrianinho, Icão, Gaúcho, Diego Paulista e Diego Fernandes, entre outros conhecidos do futebol amador local, deverão participar. No evento, uma chave Pix será divulgada para a arrecadação das doações em dinheiro.
Thiaguinho foi goleiro de futsal e futebol
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí