Lula lamenta morte do ator Ney Latorraca: 'Carisma marcante, nos presentou com grandes papéis'
26/12/2024
Presidente prestou homenagem ao ator e diretor, que morreu nesta quinta-feira (26) em decorrência de uma sepse pulmonar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta quinta-feira (26), a morte do ator Ney Latorraca. Em uma rede social, Lula se solidarizou com familiares, amigos e fãs do ator.
"O Brasil se despede do grande Ney Latorraca aos 80 anos. Ator e diretor de carisma marcante, nos presenteou com grandes papéis na televisão e no teatro", escreveu Lula.
O presidente lembrou papéis marcantes do ator e diretor, que fez história na teledramaturgia brasileira.
"Foi o vampiro Vlad, em Vamp, o Barbosa, da TV Pirata, na TV, e do Arandir em O Beijo no Asfalto, com Tarcísio Meira, no cinema. No teatro, entre as muitas peças, levou milhões de brasileiros às plateias com o espetáculo O Mistério de Irma Vap, ao lado de Marco Nanini, que entrou no livro dos recordes de 2003 por passar 11 anos em cartaz. Meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores da arte de Ney Latorraca", seguiu Lula.
Ney Latorraca morre aos 80 anos
Latorraca morreu aos 80 anos no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o dia 20 de dezembro na Clínica São Vicente, na Gávea, por conta de um câncer de próstata e morreu em decorrência de uma sepse pulmonar.
O câncer foi diagnosticado em 2019. Na época, Ney foi operado e retirou a próstata. A doença voltou em agosto deste ano, já com metástase. O ator deixou o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos.
Latorraca estreou na Globo em 1975 na novela “Escalada” e, ao longo da carreira, se destacou em novelas e programas humorísticos, como Quequé, em "Rabo de saia" (1984), o vampiro Vlad, em "Vamp" (1991) e Barbosa, em "TV Pirata".
Ator Ney Latorraca faleceu aos 80 anos nesta quinta-feira (26).
Tânia Rego/ Agência Brasil via BBC
Repercussão
O vice-presidente Geraldo Alckmin também lamentou a morte de Latorraca e relembrou os papeis de Conde Vlad, na novela Vampo, e Barbosa, da TV Pirata. Alckmin destacou a trajetória do ator no teatro.
"O Brasil se despede hoje de Ney Latorraca, este grande ator brasileiro que deu vida a personagens marcantes, como o Conde Vlad, em Vamp, e o Barbosa, da TV Pirata. Um grande feito de Ney foi a peça O Mistério de Irma Vap, que ficou 11 anos consecutivos em cartaz, quebrando o recorde Guinness da categoria e levando mais de três milhões de espectadores ao teatro. Nossos sentimentos à família, aos amigos e à classe artística, que tanto ganhou com seu trabalho", afirmou em uma rede social.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, afirmou que Latorraca foi "um dos grandes representantes da dramaturgia brasileira" e um "gigante na comédia e no drama".
O Ministério da Cultura divulgou nota na qual expressou "profundo pesar" pela morte do ator. A pasta relembrou a trajetória da Latorraca.
"Neste momento de luto, nos solidarizamos com a família e os admiradores desse grande artista", diz a nota.