Levantamento contabiliza mais de 18 mil microlixos em praia de Santos; veja detalhes
22/12/2025
(Foto: Reprodução) Bitucas de cigarro são um dos resíduos mais encontrados na faixa de areia da praia do Gonzaga
IMA - Instituto Mar Azul
Um levantamento identificou mais 18 mil microlixos na praia do Gonzaga, em Santos, no litoral de São Paulo. O dado é do projeto Monitoramento de Microlixo, realizado pelo Instituto Mar Azul, voltado à coleta e análise de resíduos sólidos.
O estudo contabilizou, entre setembro e dezembro, 18.211 fragmentos de resíduos retirados da faixa de areia em frente à Praça das Bandeiras e foi concluído após o 4º Mutirão de Limpeza de Praia, no sábado (20).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Segundo o projeto, os três resíduos mais encontrados foram plásticos, com 9.347 unidades, seguidos por 4.103 bitucas de cigarro e 2.337 fragmentos de papéis diversos.
O levantamento apontou que houve um crescimento de pinos eppendorf (pequenos tubos de plástico com tampa), de tampas de plástico e de metal e de canudos plásticos, que têm uso proibido por lei desde 2018.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“O volume de resíduos encontrados é alarmante e mostra que ainda estamos longe de mudar hábitos. A situação exige ações imediatas e responsabilidade coletiva frente aos impactos ambientais. Não dá mais para adiar”, comentou o diretor-presidente do Instituto Mar Azul, Hailton Santos, por meio de nota.
O IMA já realizou 145 mutirões de limpeza em Santos desde 2013 e retirou mais de 1 milhão de fragmentos de resíduos da faixa de areia, calçadões, da Ilha Urubuqueçaba e do mar. Entre os materiais recolhidos, estão plásticos (410 mil), bitucas (396 mil), isopor (70 mil), papel (35 mil), metal (33 mil), madeira (12 mil) e outros resíduos (44 mil).
Projeto já recolheu mais de milhão de resíduos em áreas de Santos
IMA - Instituto Mar Azul
VÍDEOS: g1 em 1 minuto