Justiça decreta prisão preventiva de secretário preso por espancar com bastão esposa com câncer
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Secretário municipal de Calumbi é preso por espancar esposa com bastão no Recife
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decretou, nesta quarta-feira (10), a prisão preventiva do sargento reformado da Polícia Militar Numeriano Luiz de Sá, que é secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, no Sertão de Pernambuco. Ele foi preso em flagrante por espancar com um bastão a esposa, uma mulher de 45 anos que faz tratamento de câncer.
O acusado, conhecido como Nô Numeriano, foi autuado por tentativa de feminicídio. O crime aconteceu na manhã da terça-feira (9), na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife (veja vídeo acima).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
A mulher foi salva por vizinhos de prédio, que ouviram os gritos dela e, sem saber de qual apartamento vinha o barulho, foram para as janelas tentar descobrir onde acontecia a violência. A porta do local e estava entreaberta. Ao entrar, os vizinhos encontraram a vítima no chão, ensanguentada, e Numeriano em cima dela.
A prisão preventiva foi decretada pela juíza Blanche Maymone Pontes Matos, da Central Especializada das Garantias da Capital. Na decisão, ela considerou que considerou que a custódia do acusado se justifica "para garantia da ordem pública e da integridade física da vítima, pelo menos neste momento processual".
"O perigo da liberdade do referido autuado, no meu entender, também resta patente, pelo menos neste momento processual, pois cuida-se de crime cometido com extrema violência, segundo consta dos autos, o autuado teria agredido a vítima com pauladas na cabeça, encontrando-se a mesma hospitalizada", diz a decisão.
Procurada pelo g1, a defesa de Numeriano Luiz de Sá preferiu não se pronunciar sobre a prisão.
O crime
Numeriano Luiz de Sá, conhecido com Nô Numeriano, é secretário de Esportes e Lazer de Calumbi, no Sertão de Pernambuco
Reprodução/Instagram
O jornalista Márcio Santos, que ajudou a salvar a vítima, contou que levou a mulher para outro apartamento para despistar o agressor, e que soube que o acusado chegou a descer do prédio à procura da mulher, dizendo que ela tinha sofrido um acidente.
A PM foi chamada e prendeu o homem em flagrante. Os vizinhos chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que socorreu a vítima e a levou para o Hospital Português, no Paissandu, área central da cidade.
Ainda segundo os vizinhos, a mulher recebeu duas pancadas fortes na cabeça, perdeu três dentes, está com dois abcessos nos olhos, quebrou o nariz e vai ter que passar por cirurgia. O casal se preparava para ir para uma consulta médica quando ocorreu o crime.
Atendimento para vítimas de violência
No Recife, mulheres vítimas de violência podem receber acolhimento, atendimento multidisciplinar e orientações de profissionais especializados nos seguintes locais:
Centro de Referência Clarice Lispector: Rua Doutor Silva Ferreira, 122, Santo Amaro (atendimento 24 horas);
Serviço Especializado e Regionalizado (SER) Clarice Lispector: Avenida Recife, 700, Areias (atendimento de segunda a domingo, das 7h às 19h);
Salas da Mulher em cinco unidades do Compaz — Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), Ariano Suassuna (Cordeiro), Dom Hélder Câmara (Coque) e Paulo Freire (Ibura).
Além disso, existe um Plantão WhatsApp, com funcionamento 24 horas, no número (81) 99488-6138.
Saiba como denunciar
Em Pernambuco, as denúncias de violência contra mulher podem ser feitas através do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, que funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados;
A Polícia Militar pode ser contatada pelo 190, quando o crime estiver acontecendo;
Também é possível, no Grande Recife, fazer denúncias pelo Disque-Denúncia da Polícia Civil, no número (81) 3421-9595;
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) também pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, por ligação gratuita para o número 0800.281.9455;
Outra opção é a Ouvidoria da Mulher de Pernambuco, que funciona pelo telefone 0800.281.8187;
Os endereços e telefones das Delegacias da Mulher podem ser consultados no site do TJPE.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias