Filho de gari inspira ao mostrar como conseguiu passar em medicina e ao falar de sonhos de colegas negros
31/10/2025
(Foto: Reprodução) Estudante de Medicina em Duque de Caxias (RJ), Maicon Rainan, filho de um gari de Goiânia
Um vídeo (veja acima) gravado por Maicon Rainan de Almeida Silva, de 28 anos, estudante de Medicina no Rio de Janeiro, viralizou ao mostrar colegas negros compartilhando em quais áreas da profissão desejam atuar. A gravação nasceu de uma ideia simples, mas carregada de propósito: reforçar que pessoas pretas também ocupam a universidade e podem trilhar esse caminho.
Natural de Pedreiras (MA), Maicon se mudou ainda bebê para Goiânia, onde foi criado pela avó até os 17 anos. Filho do gari José Francisco, que trabalha na Comurg há 19 anos e da dona de casa Silvia Helena, ele cresceu com exemplos de dedicação, honestidade e amor. “Meu pai sempre me ensinou o valor da perseverança e minha mãe me mostrou que a educação é o maior legado. Cada obstáculo se tornou combustível para seguir firme no meu propósito”, afirmou.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
"Meu pai trabalhava em dois empregos para garantir o sustento da família e nos dar as melhores oportunidades possíveis. Durante uma parte da minha vida, morei com a minha avó, uma mulher incrível que sempre acreditou em mim. Ela me deu apoio, carinho e força nos momentos em que tudo parecia mais difícil. Foi com ela que aprendi o valor da fé, do amor e da esperança", contou.
Maicon Rainan, estudante de medicina, ao lado do pai, José Francisco, gari que sempre foi inspiração em sua trajetória.
Reprodução/Arquivo pessoal
LEIA TAMBÉM:
Cantora realiza aos 81 anos o sonho de lançar músicas após pai impedir carreira: 'Ficha não caiu'
Idoso que sonha em ser médico conclui curso aos 90 anos: 'Uma vitória, uma dádiva'
Aos 62 anos, engenheiro termina mestrado na UFG, conta conquista nas redes sociais e viraliza
Em entrevista ao g1, o estudante lembrou que a inspiração veio do filme Mãos Talentosas, que retrata a vida do neurocirurgião Ben Carson. “Foi quando percebi que, mesmo vindo de uma realidade simples, era possível conquistar grandes coisas com esforço, fé e determinação”, disse. Apesar disso, reconhece que o caminho foi árduo: “Por muito tempo, esse sonho parecia distante. Mas eu entendi que precisaria abrir mão de muita coisa e me dedicar completamente”.
Hoje, ele cursa Medicina na universidade Unigranrio, em Duque de Caxias, e atua em uma Unidade Básica de Saúde. Ainda não definiu a especialidade, mas já demonstra interesse por ortopedia, cardiologia e urologia.
Representatividade e repercussão
Maicon afirma que o vídeo com os colegas nasceu como forma de acolhimento.
“Estou muito feliz com tudo o que aconteceu. Quando começamos, o intuito era simples, acolher os estudantes negros da faculdade, criar um espaço para nos conhecermos melhor e formarmos uma rede de apoio mútua dentro do curso de Medicina, um ambiente que ainda tem poucos rostos como os nossos. O vídeo surgiu desse sentimento de união e pertencimento, mas tomou uma proporção que a gente nem imaginava. Ver tanta gente se identificando, se emocionando e se sentindo representada é algo que não tem preço”, contou.
Ele completa: “Pra mim, esse momento é sobre mostrar que estamos ocupando lugares que sempre foram nossos por direito, mas que por muito tempo nos foram negados. É sobre inspirar outras pessoas pretas a acreditarem que também podem estar aqui, realizando seus sonhos e transformando realidades”.
Maicon Rainan ao lado dos colegas de faculdade com quem idealizou o vídeo que destaca a presença e os sonhos de estudantes negros na área.
Reprodução/Arquivo pessoal
A repercussão chamou atenção de nomes conhecidos, como Zebrinha, jurado da Dança dos Famosos, o médico Glauber Lima, referência em representatividade preta na Medicina, Milton Cunha e o médico e ex-BBB Fred Nicácio.
Segundo dados do IBGE (2022), 75,5% dos estudantes de Medicina no Brasil são brancos. Apenas 2,8% se declaram pretos. Para Maicon, mudar essa realidade é questão de tempo e de luta: “Nosso lugar é onde a gente quiser estar”.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás