Em carta a Lula, líderes da UE reafirmam compromisso de assinar acordo Mercosul–UE
20/12/2025
(Foto: Reprodução) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu uma carta dos presidentes da Comissão Europeia e do Conselho Europeu, Ursula von der Leyen e António Costa, na qual os dois líderes reafirmam o compromisso da União Europeia de assinar o acordo de livre comércio entre o bloco europeu e o Mercosul em janeiro de 2026.
"Gostaríamos de transmitir nosso firme compromisso em proceder com a assinatura do Acordo de Parceria e do Acordo Provisório de Comércio no início de janeiro, em um momento a ser acordado entre ambas as partes", diz o documento.
Os líderes europeus explicam, no entanto, que não foi possível concluir a assinatura neste sábado (20), como inicialmente previsto, porque os procedimentos internos do Conselho Europeu ainda não haviam sido finalizados.
Apesar disso, garantem que os trâmites estão em fase avançada e reiteram o compromisso de formalizar o acordo no início de janeiro, em data a ser definida em comum acordo com o Mercosul.
Os dirigentes agradecem os esforços do governo brasileiro e dizem esperar que Lula possa dialogar com os demais países do bloco sul-americano para viabilizar a conclusão do processo “no espírito de unidade e responsabilidade compartilhada”.
Lula na cúpula do Mercosul, em Foz do Iguaçu, no Paraná, em 20 de dezembro de 2025.
EVARISTO SA / AFP
*Reportagem em atualização
Luis Lacalle Pou, Ursula von der Leyen e Luiz Inacio Lula da Silva durante cúpula em Montevidéu para anúncio de acordo do Mercosul com a União Europeia
Mariana Greif/Reuters