Eleições 2026: veja o calendário com as datas-chave e quais cargos estão em jogo
22/01/2026
(Foto: Reprodução) O que esperar das eleições na América Latina em 2026
Neste ano, mais de 150 milhões de brasileiros irão às urnas para eleger:
presidente da República;
27 governadores;
54 senadores (2/3 do total);
513 deputados federais;
deputados estaduais e distritais (o número varia conforme o estado).
O primeiro turno da eleição será no dia 4 de outubro. O segundo turno está marcado para 25 de outubro.
🗓️ Novidade: o presidente eleito tomará posse no dia 5 de janeiro de 2027, e não mais no primeiro dia do ano. Os governadores tomarão posse no dia seguinte, em 6 de janeiro.
Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
Veja as principais datas do calendário eleitoral
Título eleitoral
✍ O prazo para tirar ou regularizar o título é 6 de maio. A mesma data vale para quem precisa transferir o domicílio eleitoral e atualizar informações de cadastro. Esses serviços podem ser feitos em qualquer unidade da Justiça Eleitoral ou pela internet (clique aqui).
Desincompatibilização
Governadores, ministros, secretários estaduais, prefeitos e juízes que pretendem ser candidatos devem deixar cargos e renunciar a mandatos até seis meses antes da eleição. Ou seja, até abril. O objetivo é evitar o abuso do poder econômico ou político nas eleições.
Janela partidária
Deputados federais, estaduais e distritais terão o prazo de um mês para trocar de partidos sem risco de perder o mandato atual por infidelidade partidária. Pelo calendário, a janela partidária ocorre entre o início de março e o de abril.
Registro de partidos e federações
Até seis meses antes da eleição, no começo de abril, partidos e federações que vão apresentar candidatos devem ter os estatutos registrados no Tribunal Superior Eleitoral.
Domicílio de candidatos e renúncia para concorrer a outros cargos
Também a seis meses da eleição, no começo de abril, pessoas que pretendem disputar cargos devem ter definido o local onde vão se candidatar. Por exemplo, se alguém quer ser deputado eleito por São Paulo, seu título de eleitor deve ser emitido no estado.
Convenções partidárias
No Brasil, quem quer disputar as eleições precisa se filiar a partido político e ser escolhido nas convenções das siglas. Estas convenções serão entre 20 de julho e 5 de agosto de 2026.
Registro de candidatos
Uma vez definidos os candidatos, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos até 15 de agosto.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral começa em 16 de agosto de 2024. Isso vale para a campanha nas ruas e na internet. No rádio e na TV, a propaganda começa 35 dias antes da antevéspera do pleito.
Fachada do prédio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília.
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil