VÍDEO: gato mascote da Câmara Municipal de Votuporanga interrompe sessão ao bater em microfone
17/06/2025
(Foto: Reprodução) A situação inusitada ocorreu na segunda-feira (16). Lelo, que é conhecido como 'vereador', acabou interrompendo a fala do Daniel David, presidente da câmara, para pedir um afago. Gato 'vereador' interrompe sessão na Câmara Municipal de Votuporanga
Um gato, conhecido como "vereador" e considerado mascote da Câmara Municipal de Votuporanga (SP), interrompeu a sessão ordinária de segunda-feira (16) após passar em cima da mesa do presidente da casa, enquanto ele discursava, e bater o rabo no microfone.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Havia quem esperasse que um ou outro vereador interrompesse o pronunciamento, mas um felino fazer isso foi inusitado e engraçado.
O gato Lelo roubou a cena durante a 21ª Sessão Ordinária para pedir um afago ao parlamentar. A situação foi registrada pelas câmeras do local (assista ao vídeo acima). Momentos antes, o atualmente presidente, Daniel David, de 50 anos, tira o gato da cadeira e o coloca na mesa para poder continuar sua fala. Todavia, isso não foi suficiente para conter o felino.
Descontente, o animal resolve circular sobre os papéis e acaba atingindo o microfone. Em entrevista ao g1, Daniel contou que fazem quatro meses que Lelo é companheiro de todos no plenário.
"A antiga dona dele, que morava aqui do lado, se mudou e ele acabou ficando por aqui. Como começou a visitar bastante a câmara, começamos a cuidar e tratar dele", explica David.
Além de arrancar gargalhadas, o ocorrido contribuiu para que os parlamentares tivessem ainda mais amor pelo bichinho.
Momento em que o Lelo, mascote da Câmara Municipal de Votuporanga (SP), interrompe a sessão para pedir carinho
Câmara Municipal de Votuporanga/Reprodução
Para garantir a saúde e o bem-estar do mascote, funcionários e vereadores dividem as despesas com exames e atendimentos veterinários, também contribuem com a ração e os cuidados dele.
"Nós tratamos ele no Centro de Proteção da Vida Animal aqui da cidade. Recentemente, ele teve uma infecção de ouvido, mas, agora, já melhorou e está andando pelos gabinetes da câmara", revela.
O felino foi até 'chipado' e, se for rastreado via chip, consta a informação de que é morador da Câmara de Votuporanga.
"É a paixão de todos, todo mundo adora ele", finaliza o presidente.
Microchip do gato e vereador, Lelo, da Câmara Municipal de Votuporanga (SP)
Arquivo pessoal
* Colaborou sob supervisão de Henrique Souza
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM