Idoso de 79 anos corre quase 10 km por dia após o trabalho em MT
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Manter-se ativo e praticar exercícios ajudam a envelhecer com saúde
Cerca de 32 milhões de brasileiros têm mais de 60 anos, contabilizando 15% da população. Em poucos anos, teremos mais pessoas com 60 anos ou mais do que adolescentes de 14, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Essa projeção contribui para a mudança de comportamento em relação à terceira idade. Se antes os idosos eram sinônimo de pessoas frágeis e dependentes, hoje, a mentalidade é outra.
José Chiro Shirualwa, 79 anos, trabalha durante o dia em uma loja de sapatos em Sinop, no norte do estado. Ele cuida de toda a parte logística das mercadorias, etiquetando os produtos e distribuindo no estoque, além de fazer a reposição na vitrine.
Assim como um super-herói, Chiro possui uma segunda identidade à noite: após o expediente, ele se encontra com seu grupo de colegas para exercer seu papel de atleta, correndo cerca de 10 km por dia.
"Ontem eu fiz 15 km. Se descansar um pouquinho, se deitar na cama, não vai mais pô! Eu chego em casa, como um lanchinho, faço o aquecimento e vamos embora", relatou.
José Chiro
TVCA/ Reprodução
O exercício físico como autonomia
Segundo o IBGE, o Brasil tem a quinta maior população de idosos do mundo. A história de Chiro parece uma exceção, mas cada vez mais as pessoas com mais de 60 anos buscam a atividade física como uma forma de ganhar independência e cuidar da saúde física e mental.
É o caso de Dona Leia de 84 anos. Ela mora sozinha, faz todas as atividades de casa e ainda sobra tempo para exercitar o corpo e a mente. A rotina dela é agitada: Leia acorda às 5h todos os dias porque, às 7h, já tem um compromisso com a academia.
"Eu faço tudo direitinho como é para fazer, não reclamo de nada, porque como eu vou reclamar, né? Se é para o meu bem, pela minha saúde, se Deus permite que eu viva mais, eu continuo fazendo Pilates", comentou.
Dona Leia, 84 anos não perde uma aula de pilates e não falta na academia
TVCA/ Reprodução
Sexo na menopausa
A médica ginecologista Beatris Libone alerta para os cuidados que precisam ser tomados nesta idade em relação à menopausa. Essa é uma fase da vida que dura quase um terço da existência. Ela alerta para a importância de se cuidar da saúde mental, física, além de desmistificar temas como relacionamento, afeto e sexo na terceira idade.
"Manter uma rotina de atividade sexual para os idosos é importante. O corpo muda, o corpo transforma, os hormônios mudam. A sexualidade também se transforma em cada fase que a gente tá. Então a gente tem muitas possibilidades de manter a sexualidade, manter ativo. Isso melhora muito o bem-estar do paciente", explicou.
Além do cuidado pessoal, também é necessário ajustar a visão do idoso na sociedade para incentivar essas mudanças de comportamento. Uma resolução do CONTRAN de 2022 ajustou a placa de identificação para vagas reservadas para idosos.
Placa de identificação de vaga para pessoas idosas muda para uma pessoa com a coluna reta com o número 60+ ao lado.
Foto: Getty image