Guerra das cadeiras: Trump deflagra 'febre' de redesenho de mapas eleitorais nos EUA, de olho no controle da Câmara
07/12/2025
(Foto: Reprodução) Governo Trump entra na Justiça para barrar novo mapa eleitoral na Califórnia
Uma iniciativa do presidente dos EUA, Donald Trump, para redesenhar os distritos eleitorais no Texas acabou se espalhando por diversos outros estados.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Nos EUA, ao contrário do Brasil, cada deputado federal é escolhido por um distrito dentro de um estado. O número de deputados de cada estado depende do tamanho da população, mas os mapas eleitorais são feitos pelos próprios estados.
Os partidos que estão no poder podem ter a liberdade, conforme a legislação local, de redesenhar os mapas de forma a "quebrar" regiões que votam na oposição e redistribuí-las em distritos do entorno, aumentando o número de cadeiras conquistadas por sua sigla na Câmara em Washington. Redesenhos são comuns nas viradas de décadas, mas mais raras em anos quebrados, como 2025 ou 2026.
🔎 O ato de redesenhar os distritos com o objetivo de "quebrar" redutos de um partido e integrá-los a distritos de maioria rival é chamado, no país, de "gerrymandering".
Bandeira dos Estados Unidos sobre o Capitólio, em Washington, 1º de outubro de 2025.
AP Photo/J. Scott Applewhite
Nos EUA, a Câmara é renovada a cada dois anos, e a próxima eleição legislativa ocorrerá em 2026. Trump espera contrariar a tendência histórica de seu partido, de perder cadeiras nas eleições de meio de mandato.
Autoridades estaduais republicanas responderam ao seu apelo redesenhando os distritos da Câmara para dar ao Partido Republicano uma chance maior de conquistar mais cadeiras. Os democratas reagiram com suas próprias estratégias de redistribuição de distritos nos estados onde governam.
Cada cadeira na Câmara pode ser crucial, pois os democratas precisam conquistar apenas três cadeiras para assumir o controle da Casa dos republicanos e bloquear a agenda de Trump, além de facilitar investigações contra o presidente e seus aliados.
A redistribuição incomum de distritos resultou, até o momento, em nove cadeiras a mais que os republicanos acreditam poder conquistar e seis cadeiras a mais que os democratas acreditam poder conquistar, colocando o Partido Republicano em vantagem por três cadeiras.
No entanto, a redistribuição de distritos está sendo contestada judicialmente em vários estados, e não há garantia de que os partidos conquistarão as cadeiras que redesenharam.
Aqui estão as principais informações sobre os estados que adotaram ou consideraram novos distritos, incluindo os prazos para que os candidatos se inscrevam para os cargos:
Propostas que beneficiam Trump
Texas
Bancada atual em Washington: 13 democratas, 25 republicanos.
Novo mapa: O governador republicano Greg Abbott sancionou, em 29 de agosto, um mapa revisado para a Câmara dos Representantes que pode ajudar os republicanos a conquistar cinco cadeiras adicionais.
Entraves: Em 4 de dezembro, a Suprema Corte dos EUA abriu caminho para que os novos distritos sejam usados nas eleições do próximo ano. A Corte suspendeu uma decisão de um tribunal inferior que havia bloqueado o novo mapa por considerá-lo "manipulado racialmente".
O governador do Texas, Greg Abbott, assina o projeto de lei em cerimônia
Gabinete do Governador do Texas
Missouri
Bancada atual em Washington: dois democratas, seis republicanos.
Novo mapa: O governador republicano Mike Kehoe sancionou uma lei com um mapa revisado para a Câmara dos Representantes em 28 de setembro, que pode ajudar os republicanos a conquistar uma cadeira adicional.
Entraves: Os oponentes têm até 11 de dezembro para entregar assinaturas em uma petição, o que forçará um referendo estadual sobre o novo mapa. Vários processos judiciais também questionam a legalidade dos novos distritos.
Carolina do Norte
Bancada atual em Washington: 4 democratas, 10 republicanos.
Novo mapa: A Assembleia Geral, de maioria republicana, aprovou em definitivo, em 22 de outubro, os distritos revisados, que podem ajudar os republicanos a conquistar uma cadeira adicional.
Entraves: Em 26 de novembro, um painel do tribunal federal negou um pedido para impedir que os distritos revisados fossem usados nas eleições de 2026.
Ohio
Bancada atual em Washington: 5 democratas, 10 republicanos.
Novo mapa: Um painel bipartidário composto principalmente por republicanos votou em 31 de outubro para aprovar distritos revisados para a Câmara, aumentando as chances dos republicanos de conquistar duas cadeiras adicionais.
Entraves: nenhuma. A Constituição estadual exigiu novos distritos porque os republicanos aprovaram o mapa anterior sem o apoio dos democratas.
Indiana
Bancada atual em Washington: 2 democratas, 7 republicanos
Novo mapa: Os distritos revisados, aprovados em 5 de dezembro pela Câmara Estadual, podem aumentar as chances dos republicanos de conquistar duas cadeiras adicionais.
Entraves: O novo mapa ainda precisa da aprovação do Senado Estadual, no qual alguns republicanos continuam relutantes em dar apoio.
Propostas que beneficiam os democratas
Utah
Bancada atual em Washington: 0 democrata, 4 republicanos
Novo mapa: Em 11 de novembro, um juiz impôs distritos revisados para a Câmara dos Representantes dos EUA que podem ajudar os democratas a conquistar uma cadeira.
Entraves: Os republicanos estão contestando a seleção do mapa pelo juiz, que ocorreu após a decisão judicial de que os legisladores burlaram as normas anti-gerrymandering aprovadas por votação.
Califórnia
Bancada atual em Washington: 43 democratas, 9 republicanos.
Novo mapa: Em 4 de novembro, os eleitores aprovaram os distritos revisados para a Câmara dos Representantes, elaborados pela legislatura de maioria democrata, que podem ajudar os democratas a conquistar cinco cadeiras adicionais.
Entraves: O Departamento de Justiça dos EUA se juntou a um processo movido pelos republicanos, alegando que os legisladores usaram ilegalmente a raça como fator para favorecer eleitores hispânicos nos novos distritos.
Illinois
Bancada atual em Washington: 14 democratas, três republicanos
Mapa proposto: Em outubro, o Comitê de Campanha Democrata para o Congresso propôs um mapa que aumentaria as chances dos democratas de conquistar uma cadeira adicional.
Entraves: A Assembleia Geral, de maioria democrata, não iniciou o processo de redistritamento, alegando preocupações com o impacto na representação da população negra.
Discussões para redesenho em outros estados
Flórida
Bancada atual em Washington: 8 democratas, 20 republicanos
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos, mas uma comissão especial da Câmara Estadual sobre o remapeamento realizou uma reunião inicial em 4 de dezembro.
Entraves: A Constituição estadual afirma que os distritos não podem ser desenhados com a intenção de favorecer ou desfavorecer um partido político ou titular de cargo.
Nova York
Bancada atual em Washington: 19 democratas, 7 republicanos
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. Parlamentares democratas do estado propuseram uma emenda constitucional para permitir o redistritamento no meio da década.
Entraves: Uma emenda precisaria ser aprovada pela Assembleia Legislativa em duas sessões separadas para ser incluída na cédula eleitoral estadual. Isso significa que os novos distritos não estariam em vigor antes da eleição de 2026.
Virgínia
Bancada atual em Washington: 6 democratas, 5 republicanos.
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. A Assembleia Geral, de maioria democrata, aprovou em outubro uma proposta de emenda constitucional que permite o redistritamento no meio da década. Outra votação legislativa é necessária durante a sessão regular, que começa em 14 de janeiro, para encaminhar a emenda a um referendo estadual.
Entraves: O tempo para obter a aprovação dos eleitores para uma emenda antes do registro da candidatura é limitado.
Colorado
Bancada atual em Washington: 4 democratas, 4 republicanos
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. O procurador-geral democrata Phil Weiser, candidato a governador, manifestou apoio a uma emenda constitucional que permita o redistritamento no meio da década.
Entraves: Uma emenda precisaria ser submetida a votação em todo o estado antes que os novos distritos pudessem ser implementados.
Wisconsin
Bancada atual em Washington: 2 democratas, 6 republicanos
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. Em 25 de novembro, a Suprema Corte estadual ordenou que painéis judiciais analisassem duas ações judiciais alegando que os distritos congressionais devem ser redesenhados por favorecerem inconstitucionalmente os republicanos.
Entraves: Não está claro se os processos judiciais poderão ser resolvidos a tempo das eleições de 2026.
Louisiana
Bancada atual em Washington: 2 democratas, 4 republicanos.
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. O governador republicano Jeff Landry sancionou uma lei em outubro para adiar as eleições primárias do estado de 18 de abril para 16 de maio. Isso poderia dar aos legisladores mais tempo para redesenhar os distritos da Câmara, caso a Suprema Corte derrube os distritos atuais.
Entraves: A Suprema Corte ouviu argumentos em outubro, mas geralmente espera até o final de seu mandato, em junho, para anunciar as decisões.
Maryland
Bancada atual em Washington: 7 democratas, 1 republicano
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. O governador democrata Wes Moore criou uma comissão especial para o redistritamento do Congresso.
Entraves: O presidente democrata do Senado estadual afirmou que sua casa não prosseguirá com o redistritamento devido a preocupações de que o esforço para conquistar mais uma cadeira democrata possa ser contraproducente.
Kansas
Bancada atual em Washington: 1 democrata, 3 republicanos.
Mapa proposto: Ainda não há distritos revisados propostos. A Assembleia Legislativa, de maioria republicana, poderá considerar o redistritamento durante a sessão ordinária que começa em 12 de janeiro.
Entraves: Os legisladores republicanos desistiram de uma campanha de coleta de assinaturas para convocar uma sessão extraordinária sobre o redistritamento do Congresso em novembro, por falta de apoio suficiente.
Nebraska
Bancada atual em Washington: 0 democrata, 3 republicanos
Mapa proposto: Ainda não há redesenhos propostos. O governador republicano Jim Pillen manifestou apoio a um redistritamento no meio da década para tentar reforçar um distrito onde os democratas ameaçam a hegemonia de seu partido.
Entraves: A sessão legislativa regular começa em 7 de janeiro, mas alguns legisladores republicanos continuam relutantes em realizar o redistritamento no meio da década.